Dicas para se fazer uma boa compota…

Dicas para se fazer uma boa compota…

Fazer compotas, chutneys ou geleias pra mim é uma das formas mais gostosas de acarinhar a alma. Tudo fresquinho e sem conservantes, feito com amor.

Com alguns frutos da estação, um pouco de atenção e conselhos preciosos você vai ter resultados surpreendes e deixará a casa todo perfumada!

1 kg de fruta será suficiente: escolha frutos da estação, que tomaram bastante sol, amadurecidos no ponto e sem marca ou rachadura. Em pequena quantidade o cozimento é mais rápido e mais facilmente controlado.

Prefira açúcar demorara ou orgânico:  ao açúcar de confeiteiro. A este último deve-se acrescentar gelatina, o que tende a dar mais consistência as compotas. Na falta desse açúcar, o açúcar cristal ou refinado (em último caso) dará conta do recado.

Tenha a mão uma balança, ideal para receitas de doces. Uma panela grande com fundo espesso, uma escumadeira e coloque um pires na geladeira.

Durante o cozimento, tome conta: mexa sem parar e fique atento para que o fogo não esteja muito forte, para que ela encorpe lentamente, sem risco de caramelizar. verifique a consistência deixando cair algumas gotas em pires previamente resfriado. Se a compota escorrer, continue o cozimento por mais alguns minutos. Se ela aderir ao pires e se tornar espessa é sinal de que atingiu o ponto.

Uma compota muito líquida é quase sempre sinal de falta de cozimento. Nada impede que você torne a levá-la ao fogo, mesmo se, da forma como se apresenta, seja ideal para espalhar sobre queijos brancos e enriquecer iogurtes…Pode ocorrer também que alguns frutos tenham quantidade insuficiente de pectina; eles demoram a gelificar e tendem a cristalizar se permanecem muito tempo no fogo. Para corrigir isso é suficiente acrescentar suco de limão, 3 colheres (sopa) de geleia de marmelo, ou ainda um saquinho de gaze fina, amarrado com um barbante, contendo sementes de limão ou de maçã.

Escolha de preferência recipientes de vidro com tampa de rosca (sempre esterilizados e secos) ou potes para conservas com fechamento hermético – um pote-padrão pode conter cerca de 350g de produto. Caso utilize vidros reciclados (palmito, champignons) deixe a compota esfriar completamente no pote antes de fechá-lo, com papel-manteiga umedecido e depois esticado, preso com um elástico.

Ao encher os potes, não raspe as bordas da panela com a colher de pau para recolher as sobras da compota. Elas contêm impurezas e podem provocar a cristalização de toda a compota.

Leave a reply